Primeiro dia de "Cais de Fado"




O Fado nasceu um dia ...

... quando o vento mal bulia / E o céu o mar prolongava ... escreveu José Régio. Por estes dias no Cais de Gaia e na Serra do Pilar, essa de onde se vê "o velho casario que se estende até ao mar", homenageia-se o Fado, canção de origens remotas e desconhecidas que traduz o Ser Português. 

“O fado é um estado d’alma,
Misto de dor e tristeza, 
Onde a saudade se agarra
Enquanto a dor não acalma
A alma fica suspensa
Nas cordas de uma guitarra...” 
Júlio Vieitas

A 27 de Novembro de 2011, com a aprovação da UNESCO, o Fado passou a ser Património Imaterial da Humanidade. Mas, SÓ NÓS PORTUGUESES o sabemos cantar de alma e coração, o mistério chamado Fado é Português e ponto final.

Ontem, dia 24 de Julho, decorreu o primeiro dia desta brilhante iniciativa da Casa da Música em parceria com a Câmara Municipal de Gaia e Gisela João fechou uma noite inesquecível de fado, vinho do porto e bom gosto. 
Tudo foi bem organizado e planeado. Por volta das 17h, fecharam a rua do Cais de Gaia ao trânsito para que os transeuntes desfrutassem de um petisco à beira-rio ao som de um fado e de uma bela vista. As caves com as visitas e provas fervilharam de pessoas com ânsia de conhecer e saborear o Fado e o Vinho do Porto, dois dos maiores ícones do Ser Português. Os restaurantes serviram menus Cais de Fado ricos em sabores tradicionais. Os transportes gratuitos de autocarro e barco asseguraram a travessia do Porto para o Cais de Gaia e deste para a Serra do Pilar. A organização sempre muito atenta, tinha vários elementos a dar informações e a recolher as opiniões de quem vivia este evento. E, no fim, a magnifica presença de Gisela João, a mulher do norte que conta histórias, como ela própria se intitulou, emocionada, contagiou o seu público e levou-o a imaginar histórias, cada um a sua própria e única história.

Um fim-de-tarde e noite esplendorosos em que até o tempo ajudou, numa noite de neblina, daquelas que dá ao Porto “o seu timbre pardacento, nesse seu jeito fechado, de quem mói um sentimento”.
De entre as oportunidades únicas, aqui ficam as que escolhi para o primeiro dia de "Cais de Fado". Aproveitem, ainda temos mais dois dias de "Fado com Vista", aqui servidos no teu prato.


Programa do evento "Cais de Fado"





Museu do Vinho do Porto

Ribeira

Loja na Ribeira





Casa Ramos Pinto: Vinho de Porto e Fado com Joana Cardoso






Taylors: Jardins e vista sobre o Douro





Taylors: Prova de vinhos e visita às caves





Taylors: Concerto com Patrícia Costa e Jardins





Serra do Pilar e magnífico concerto da Gisela João

 

Novidades

Este mês tenho uma proposta para ti: Faz gosto na nossa página do facebook e habilita-te a ganhar o livro "..."

Curiosidades

O Porto foi a primeira cidade da Peninsula Ibérica a ter camélias? Provenientes do Japão, foram pela primeira vez plantadas nos belos jardins da Quinta do Paço Belo e deram ao Porto a fabulosa designação de "a pátria das camélias" (Georges de Saint Victor,escritor frances,1890)

Sobre nós...

Com este espaço virtual pretendo partilhar contigo o que são para mim os grandes prazeres da vida: O mundo das viagens, da leitura, da música e dos sabores.No fundo seguir um sonho...ser interessante. Vais encontrar aqui um espaço positivo, construtivo e de partilha, até dos nossos amigos. Aqui está o meu mundo...O Mundo no teu prato agora...Vive-o!