Os melhores lugares no Porto para ler

Os melhores lugares no Porto para ler

Oficialmente estamos no verão, contudo, a verdade é que o tempo de calor e praia ainda não é uma constante. Não sabemos o que vestir, o que calçar e continuamos com o guarda-chuva em stand by. Mas depois de um inverno longo e rigoroso com tardes intermináveis no sofá e à lareira os nossos olhos e a nossa alma precisam de sol e cor.

As temperaturas amenas e a luz do Porto nesta altura do ano convidam à leitura e à descoberta de novos lugares onde me possa perder nos meandros de uma boa história. O contacto com o verde e com as suas paisagens arrebatadoras permitem dar asas à imaginação, evadir-me do quotidiano e sentir-me parte integrante desta cidade, que além do bulício que a caracteriza, é também quieta, serena, relaxante e disponível só para mim.
São inúmeros os locais no Porto onde podes aliar o prazer da leitura a uma paisagem de sonho. Aqui ficam os meus lugares de eleição.

Jardim do romântico

Calmo e pouco visitado, com uma magnífica vista sobre o Douro, tem à tua disposição alguns locais confortáveis para sentar e relaxar. Abundam as sombras provenientes de belíssimas árvores centenárias, o cantar dos pássaros num ambiente fantástico e inspirador que convida à reflexão. Se depois de um momento para relaxar tiveres vontade de conhecer um pouco da história deste lugar mágico descobre o museu do romântico por apenas 2 euros com visita guiada.




Jardim das Virtudes

Uma magnífica surpresa perto do Jardim da Cordoaria repleto de verde e com uma vista deslumbrante para o Douro. Pouca gente conhece este jardim pitoresco e original.







Jardins do Palácio de cristal

Mais frequentados, são um local de eleição para piqueniques de família e passeios de namorados e tardes de reformados que recorrem á biblioteca Almeida Garrett para ler o jornal e as revistas de publicação periódica. De acordo com estado de espírito podemos optar pelo movimento alegre da entrada ou pelo recato e silêncio dos jardins com vista para o rio.  








Jardim da Cordoaria e Jardim das Oliveiras

Num local de passagem é ideal para uma curta pausa na correria do dia-a-dia. Convida a sentar, acalmar e recarregar energias sem perder o contacto com o movimento da cidade.





Jardim da Serra do Pilar

Um lugar que desperta os sentidos, as emoções e as sensações do primeiro amor. É possível apaixonarmo-nos pelo Porto uma e outra vez. 







Parque da cidade

Uma lufada de ar fresco no meio da confusão da cidade. Mais frequentado por famílias e desportistas ao fim do dia e fim-de-semana. Ideal para desfrutar de um bom livro durante a semana onde toda a actividade do parque abranda e o tempo corre mais devagar.







Jardins de Serralves

Um lugar onde se respira arte e requinte num quadro vivo pintado com a intenção de despertar em cada pessoa que o visita emoções viscerais e próprias de cada um.











Afurada (praia do Cabedelo, marina da Afurada, miradouro )

Ideal para contemplar a união do rio com o mar num final de tarde ao pôr-do-sol ou se o tempo convidar á leitura no aconchego e calor do carro.






Aqui ficam sugestões para o teu verão de leitura, os melhores lugares no Porto para ler no Teu Prato agora, vive-os! 

 

Novidades

Este mês tenho uma proposta para ti: Faz gosto na nossa página do facebook e habilita-te a ganhar o livro "..."

Curiosidades

O Porto foi a primeira cidade da Peninsula Ibérica a ter camélias? Provenientes do Japão, foram pela primeira vez plantadas nos belos jardins da Quinta do Paço Belo e deram ao Porto a fabulosa designação de "a pátria das camélias" (Georges de Saint Victor,escritor frances,1890)

Sobre nós...

Com este espaço virtual pretendo partilhar contigo o que são para mim os grandes prazeres da vida: O mundo das viagens, da leitura, da música e dos sabores.No fundo seguir um sonho...ser interessante. Vais encontrar aqui um espaço positivo, construtivo e de partilha, até dos nossos amigos. Aqui está o meu mundo...O Mundo no teu prato agora...Vive-o!