Equador de Miguel Sousa Tavares

Equador de Miguel Sousa Tavares
Para primeira sugestão, neste espaço onde vou partilhar contigo o meu gosto literário e sugerir um livro por mês, escolhi o escritor Miguel Sousa Tavares e o seu primeiro romance Equador. Esta escolha não foi ao acaso. Escolhi um autor que nasceu no Porto e um livro que nos transporta para São Tomé e Príncipe e nos enche os sentidos.
Miguel Sousa Tavares é filho de Sophia de Mello Breyner e viveu na Quinta do Campo Alegre, atual Jardim Botânico do Porto. Advogado de formação e jornalista de profissão enveredou pela literatura através das crónicas de viagens seguindo posteriormente na direcção dos romances.
O equador é um livro que ilustra o contexto sócio-político do final da monarquia Portuguesa. A problemática da escravatura conduz-nos ao intrigante ambiente colonial e à disputa de convicções entre esclavagistas e abolicionistas colocando em causa a histórica aliança entre Portugal e Inglaterra.
A narrativa tem lugar nas ilhas de S. Tomé e Príncipe

e exalta a exuberância e a força da sua natureza virgem. O autor consegue embrenhar-nos no trabalho árduo das roças de café e cacau em oposição à tranquilidade e beleza das praias de areia branca e águas límpidas. Entre a vida luxuriante do governador, com todas as mordomias, numa terra onde a natureza impera, surge um amor que muda o rumo da história. A descrição realística do romance entre Luís Bernardo  e  Ann  (mulher do cônsul que representa o império inglês) é tão visceral que permite ao leitor transportar-se para o local e ter a sensação de o ver em direto e numa posição privilegiada.
O final da história é surpreendente e arrebatador! Deixa a vontade de nos perdermos à descoberta destas ilhas.


Aqui está mais um livro, o Equador no teu prato, agora, vive-o!




 

Novidades

Este mês tenho uma proposta para ti: Faz gosto na nossa página do facebook e habilita-te a ganhar o livro "..."

Curiosidades

O Porto foi a primeira cidade da Peninsula Ibérica a ter camélias? Provenientes do Japão, foram pela primeira vez plantadas nos belos jardins da Quinta do Paço Belo e deram ao Porto a fabulosa designação de "a pátria das camélias" (Georges de Saint Victor,escritor frances,1890)

Sobre nós...

Com este espaço virtual pretendo partilhar contigo o que são para mim os grandes prazeres da vida: O mundo das viagens, da leitura, da música e dos sabores.No fundo seguir um sonho...ser interessante. Vais encontrar aqui um espaço positivo, construtivo e de partilha, até dos nossos amigos. Aqui está o meu mundo...O Mundo no teu prato agora...Vive-o!