Iniciativas de Verão

Esperar pelo verão que todos prometiam ser o mais quente dos últimos anos e que iria salvar-nos do tédio dos dias cinzentos e chuvosos do último inverno, acabou por se tornar como esperar pelo rei D. Sebastião que viria num dia de neblina para salvar Portugal nas suas horas mais sombrias. Apesar do Verão não ter sido forte em calor, praia e esplanadas, não deixou de ser cheio em excelentes iniciativas culturais gratuitas. Dentro das variadíssimas opções aqui ficam as minhas escolhas:

Cais de Fado (Cais de Gaia e Serra do Pilar, de 24 a 26 de Julho)
Iniciativa que juntou dois ícones do povo português, o fado e o Vinho do Porto (ver post cais de fado).

Barco Rabelo - Cais de Gaia

 Ribeira e Ponte D. Luís

Concerto de fado

Gualterianas (Plataforma das Artes em Guimarães, de 1 a 4 de Agosto)
Excelente oportunidade para conhecer a cidade de Guimarães e usufruir de concertos num espaço privilegiado. A descoberta tardia do programa só me permitiu desfrutar do concerto dos Expensive Soul que, com a sua energia contagiante, levou a multidão ao rubro, mesmo debaixo de chuva.

 Plataforma das artes - Guimarães

Expensive Soul

Concertos na Alameda (Espinho, 9,16,23,30 de Agosto e 6 de Setembro)
Em mais um ano de bons concertos na alameda de Espinho, nada melhor do que um programa com uma caminhada à beira mar, um jantar a contemplar o por-do-sol e, no final, usufruir da música de talentosos artistas. Este ano escolhi Gisela João e Maria João com Mário Laginha.

Maria João e Mário Laginha

Percursos Culturais (todo o ano, Porto)
A iniciativa da Câmara Municipal do Porto é maioritariamente procurada e frequentada por um público apaixonado pelo Porto e com maior disponibilidade de tempo, já que o horário dos percursos é às 14:30pm, nos dias de semana. Sob o lema “Venha conhecer o Porto”, os percursos aliam o acesso a lugares reservados e interditos ao público à orientação entusiasta do arquiteto António Moura, permitindo aguçar a curiosidade pela cidade. Os percursos pelos dois montes que definem a topografia da cidade, o percurso da Sé à Ribeira e o da Vitória a Miragaia, foram os escolhidos e cativaram de tal forma a minha atenção que vão merecer um post posterior.

 Sé do Porto

 Museu Guerra Junqueiro

 Vista do morro da Sé para o morro da Vitória

Ribeira

 Antiga Cadeia da Relação

 Vista da cela de Camilo Castelo Branco

 Vista do Miradouro da Vitória

 Alfândega

Interior da alfândega

Festa da Broa de Avintes (Avintes, 5 de Setembro)
Uma festa que alia sabores, tradições e boa música portuguesa, com o rio Douro como pano de fundo, reúne todos os ingredientes para o sucesso. Pedro Abrunhosa e o seu Comité Caviar contagiou a Vila de Avintes com a sua energia interventiva numa noite de broa, convívio e música.

Pedro Abrunhosa

Concertos na Avenida (Avenida dos Aliados, 5 e 6 de Setembro)
Numa noite em que S. Pedro, contra todas as previsões, decidiu dar uma trégua, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresentou-nos o tema da nova temporada, presenteando a cidade com um concerto ao ar livre e gratuito. Na noite de 6, entre várias obras conhecidas sobre o tema do Oriente e das Mil e Uma Noites, a orquestra levou o público ao rubro com a obra, Aladino, do autor Alain Menken, transportando-nos para os cenários mágicos de um dos míticos filmes da Disney. Terminado o concerto, e já em jeito de preparação da d´bandada, foram vários os “concertos” espalhados pela cidade. Destaco o Jam Sesson: Garage and Stage, na praça dos Leões, onde o público com dotes musicais era convidado a subir ao palco e a juntar-se em inusitadas músicas de improviso.

 Orquestra Sinfónica do Porto - Avenida dos Aliados


Jam Session - Praça dos Leões

NOS D´bandada (13 de Setembro, Porto)
Este evento fica como sugestão para aproveitares o Porto, no próximo dia 13, com uma oferta de mais de 60 concertos em diferentes palcos espalhados pela baixa da cidade, a tarefa difícil será escolher! O cartaz e os locais já são conhecidos mas não foram ainda divulgados os locais de atuação por artista.


Noites Ritual (19 e 20 de Setembro, Palácio de Cristal)
Nos dias 19 e 20 de Setembro, podes vir visitar o palácio de cristal em mais um ano de Noites Ritual, desta vez, com entrada gratuita e a decorrer em simultâneo com a Feira do Livro do Porto (Avenida das Tílias, de 5 a 21 de Setembro). Em cartaz, os Blind Zero (dia 19) e David Fonseca (dia 20).




Harpa no Romântico (durante o mês de setembro e outubro, Casa Museu do Romântico)
No mês de Setembro e Outubro, o museu do Romântico acolhe a terceira edição do Ciclo Internacional de Harpa do Porto. Aqui fica a sugestão para conheceres a casa Museu do Romântico com os seus belíssimos jardins e uma vista privilegiada sobre o Douro, assistindo aos concertos de harpa, sempre às 17h, de Salomé Paz Matos (14/9), Júlia Vazapollo (21/9) e Música Portuguesa para Harpa (5/10). Mais uma iniciativa gratuita da Câmara Municipal do Porto, que promove a cultura e a vivência da cidade.



Aqui ficam algumas sugestões culturais, as iniciativas de Verão no teu prato, agora vive-as!

 

Novidades

Este mês tenho uma proposta para ti: Faz gosto na nossa página do facebook e habilita-te a ganhar o livro "..."

Curiosidades

O Porto foi a primeira cidade da Peninsula Ibérica a ter camélias? Provenientes do Japão, foram pela primeira vez plantadas nos belos jardins da Quinta do Paço Belo e deram ao Porto a fabulosa designação de "a pátria das camélias" (Georges de Saint Victor,escritor frances,1890)

Sobre nós...

Com este espaço virtual pretendo partilhar contigo o que são para mim os grandes prazeres da vida: O mundo das viagens, da leitura, da música e dos sabores.No fundo seguir um sonho...ser interessante. Vais encontrar aqui um espaço positivo, construtivo e de partilha, até dos nossos amigos. Aqui está o meu mundo...O Mundo no teu prato agora...Vive-o!