A girl can dream: Operação bikini (parte I)

Operação Bikini (parte I)
Somos o que comemos

Olá Sonhadores!

O verão está à porta e nada mais apropriado do que fazer um Especial Corpo- ‘Operação Bikini’. 
Nenhuma mulher está sozinha nesta ‘batalha’. Quase todas temos aqueles kilinhos a mais que vieram sem ser chamados durante o inverno. É óptimo passar as tardes chuvosas e frias de domingo deitadas nos sofá, enroladas na manta, a comer aquela mousse de chocolate divinal, porque os casacos cobrem o corpo e nem damos conta que dali a uns meses chegam as roupas leves e pior, os bikinis. Então, é necessario fazer mudanças, mas vamos por partes. Para ficar em forma comecemos por uma alimentação equilibrada e saudável, aliada ao exercício físico eficaz e divertido e por fim, os tratamentos estéticos não invasivos/produtos cosméticos mais eficazes (que irei falar num próximo post).
Nesta primeira parte vou falar das dietas mais badaladas, em que consistem, os seus benefícios e pontos fracos. 

Dieta dos 31 dias por Ágata Roquette

A ideia base desta dieta é eliminar os hidratos de carbono e substitui-los por outros nutrientes, fundamentalmente as proteínas. Uma das vantagens das proteínas é demorarem mais tempo a serem digeridas e absorvidas pelo organismo, prolongando a sensação de saciedade, reduzindo assim a compulsão pelos hidratos de carbono e açúcares. O organismo passa a usar a gordura para produzir energia, o que leva à perda de peso. A dieta segue 3 fases. 
Na fase 1 (15 dias) não é permitida fruta nem sopa e são permitidos legumes, todos os alimentos proteicos e um pão de manhã.
Na fase 2 (15 dias ou prolongar até atingir os objetivos) é introduzida a fruta (nunca comer isoladamente, o ideal é após as refeições) e a sopa, ao jantar.
Na fase 3 (+/- 15 dias, depende do tempo da fase 2) são introduzidos moderadamente os hidratos de carbono.
Por último, a fase de manutenção, onde se pretende que o peso ideal já tenha sido atingido e é chegada a hora de voltar a comer de tudo, mas com conta, peso e medida. Nesta fase convém que a prática de exercico fisico seja regular para compensar o aumento da ingestão de hidratos de carbono. 



Dieta Dukan (ou dieta das princesas) por Pierre Dukan

Tornou-se famosa quando começaram a ser divulgados os bons resultados por celebridades como a princesa Kate, a princesa Leticia, Jlo, Penélope Cruz, Beyoncé e Gisele Bundchen, que após terem sido mães, queriam voltar rapidamente à sua silhueta habitual.



Esta dieta consiste em quatro fases: na primeira só se ingerem proteínas (sem limite de quantidade) e laticinios desnatados – não deve exceder os 10 dias. A segunda fase (fase cruzeiro) prolonga-se até atingir o peso ideal e admite alguns legumes; na terceira (fase de consolidação) é calculado que por cada kilo perdido é introduzida uma peça de fruta, queijo e um fatia de pão. Na última e quarta etapa (fase de estabilização) ingere-se tudo com moderação e um dia por semana só se ingerem proteínas puras.
Vantagens: emagreciemento rápido. 
Desvantagens: perda rápida de peso nas primeiras semanas; muitas pessoas abandonam a dieta sem fazer as fases todas; aumento do colesterol; prisão de ventre; cansaço e tonturas pela falta da energia produzida pelos hidratos de carbono; pela falta de antioxidantes e pelo consumo elevado de gordura saturada, há um aumento da probabilidade de desenvolver transtornos cardio-vasculares e cancro; com a (re)introdução dos hidratos de carbono, o organismo reage assimilando melhor as calorias e o aumento de peso é inevitável.

              


Dieta do Paleolítico por Mark Sisson

Esta dieta resume-se a um corte radical no consumo de lacticinios, leguminosas, cereais e todo e qualquer tipo de alimento processado. Bolachas, bolos, margarinas, açúcares, gorduras trans e glúten são encarados como inimigos públicos. Já carne, peixe, ovos, hortícolas, frutos secos e fruta são os alimentos permitidos. Jessica Biel, Megan Fox ou Channing Tatum são já famosos adeptos desta dieta.
Vantagens: é uma dieta saciante, melhora o perfil lipídico, as glicemias, melhora a pressão arterial e perda de peso. 
Desvantagens: cumprir as restrições de alguns nutrientes.


Dieta Detox

A dieta detox ou dieta dos sumos verdes, é neste momento a ‘queridinha’ das dietas. Como o próprio nome indica, o objectivo é desintoxicar o organismo das toxinas em excesso, prejudiciais à saúde. Óptima para quem quer iniciar uma dieta, fazer 2/3 dias detox, apenas bebendo sumos que têm na sua constituição legumes, frutas e superalimentos ou, seguir com essa dieta até um mês, em que uma das refeições (o ideial é o jantar) é subtituido por um sumo verde. É imprescindivel uma restição total de açúcares, gorduras saturadas e redução dos hidratos de carbono para se perder peso. É uma dieta personalizada, para cada pessoa e/ou para cada objetivo. Celebridades como Giovanna Antonelli, Demi Moore, Anne Hathaway, Hillary Duff, Heidi Klum, Jennifer Aniston e as irmãs Kardashian já aderiram ao detox e já não vivem sem os sumos verdes. Para mais informação sobre esta dieta, leiam o post ‘Fim de semana Familia Detox’ aqui no blog.



Nenhuma dieta faz milagres se não mudares os hábitos. Seja qual for o motivo da dieta, escolhas a dieta que escolheres, se te levar a comer menos sal, açúcar, gorduras saturadas, então estarás sempre no bom caminho. Somos o que comemos, por isso come bem, com equilibrio e bom senso e principalmente, aposta na qualidade acima da quantidade.


 Kiss Kiss
Agirlcandream

 

Novidades

Este mês tenho uma proposta para ti: Faz gosto na nossa página do facebook e habilita-te a ganhar o livro "..."

Curiosidades

O Porto foi a primeira cidade da Peninsula Ibérica a ter camélias? Provenientes do Japão, foram pela primeira vez plantadas nos belos jardins da Quinta do Paço Belo e deram ao Porto a fabulosa designação de "a pátria das camélias" (Georges de Saint Victor,escritor frances,1890)

Sobre nós...

Com este espaço virtual pretendo partilhar contigo o que são para mim os grandes prazeres da vida: O mundo das viagens, da leitura, da música e dos sabores.No fundo seguir um sonho...ser interessante. Vais encontrar aqui um espaço positivo, construtivo e de partilha, até dos nossos amigos. Aqui está o meu mundo...O Mundo no teu prato agora...Vive-o!