Partilho os meus amigos... Caminhos de Santiago

Como a vida tem mais sabor quando partilhada decidi criar este espaço onde vou partilhar contigo as pessoas especiais que fazem parte do meu mundo...vou pôr à tua disposição, no teu prato, o que de tão especial trouxeram à minha vida. 

Aqui ficam os meu amigos, as suas experiências no teu prato, agora...vive-as!! 

Caminhos de Santiago 

Como primeiro post neste espaço convidei uma amiga muito especial para vos relatar a sua vivência dos caminhos de Santiago. Espero que a intensidade desta experiência te motive tanto quanto a mim e faça nascer ou aumentar em ti o desejo de planear uma caminhada até Santiago.

"Sem caminhar assiduamente, decidi partir com destino a Santiago de Compostela. Sem motivo religioso, sem preparação física, sem companhia. 
   
 

Parti de frente a uma igreja (diz que é tradição!), com uma mochila nas costas e um cajado na mão, e fui seguindo por onde as setas amarelas ou as vieiras quiseram. E ainda bem que confiei nelas! Estiveram presentes sempre que necessário e conduziram-me por experiências únicas: vestir a roupa e calçar as sapatilhas molhadas, que não secaram durante a noite; comer uma sopa de legumes como lanche do meio da manhã; assegurar as refeições do dia na única mercearia da aldeia; apreciar quilómetros de diferentes verdes nos campos e nas montanhas; ouvir música composta pelo canto das aves e pela água a correr; apreciar paisagens deslumbrantes; sorrir para quem vejo pela primeira vez; conversar com quem acabo de conhecer, mas que me oferece do seu almoço e me faz sentir amigo; agradecer que cuidem das minhas bolhas, mesmo que seja com a agulha e a linha de coser botões…

 

Esta viagem concedeu-me o entendimento de peregrino, apoio, cuidado, amizade, partilha, felicidade com tão pouco, capacidade de ir mais além quando o racional e o físico insistem em fazer parar. Caminhar até Santiago foi caminhar até mim. Foi percorrer a minha personalidade, a minha identidade, os meus valores, a minha espiritualidade.



Chegar à Catedral e abraçar, primeiro os companheiros de caminho e depois o santo, foi emocionante. Conseguimos! Chegamos. É hora de trocar a credencial pela compostelana. O sorriso está em todos os rostos, as lágrimas em alguns. Começa a formar-se a consciência do regresso (a casa, ao trabalho, às rotinas), mas um regresso diferente, e da certeza de que o caminho continua a esperar-me..."

Gentilmente partilhado por Susana Moreira. Muito obrigada!!

Aqui está uma experiência para a vida, os Caminhos de Santiago no teu prato, agora...vive-os!!! 

 

Novidades

Este mês tenho uma proposta para ti: Faz gosto na nossa página do facebook e habilita-te a ganhar o livro "..."

Curiosidades

O Porto foi a primeira cidade da Peninsula Ibérica a ter camélias? Provenientes do Japão, foram pela primeira vez plantadas nos belos jardins da Quinta do Paço Belo e deram ao Porto a fabulosa designação de "a pátria das camélias" (Georges de Saint Victor,escritor frances,1890)

Sobre nós...

Com este espaço virtual pretendo partilhar contigo o que são para mim os grandes prazeres da vida: O mundo das viagens, da leitura, da música e dos sabores.No fundo seguir um sonho...ser interessante. Vais encontrar aqui um espaço positivo, construtivo e de partilha, até dos nossos amigos. Aqui está o meu mundo...O Mundo no teu prato agora...Vive-o!